Se tem uma coisa que faz a cabeça de muitas mulheres é o tal do chapéu...
Esta peça, diga-se de passagem, foi a grande responsável pela abertura da primeira loja Chanel no mundo. Isso porque, sua costureira e estilista, Coco Chanel, se tornou muito famosa na Europa devido ao sucesso e qualidade de seus chapéus, posteriormente expandindo a grife à produção de outros itens.
Com a explosão do wannabe fashion pelo mundo, inúmeras anônimas e celebs acrescentaram o acessório em suas produções e têm feito muito bonito por onde passam!
Então, que tal aprender um pouco mais e botar o chapéu vintage do vovô pra jogo?
O Panamá ou El Fino é fabricado no Equador com a palha da planta Carludovica palmata, encontrada na região. Esse tipo de chapéu é tecido em trama bem fechada e possui a cor clara, tendo vários formatos.
O Panamá ou El Fino é fabricado no Equador com a palha da planta Carludovica palmata, encontrada na região. Esse tipo de chapéu é tecido em trama bem fechada e possui a cor clara, tendo vários formatos.
Se tornou moda após o presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, usar em uma visita ao Panamá. Enfeitou também a cabeça de Santos Dumont, Getúlio Vargas, Tom Jobim.
É muito utilizado no verão, tanto por homens como por mulheres, e combina com roupas um pouco mais formais.
O Fedora, também chamado de Borsalino, é um chapéu de feltro e se parece um pouco com o Panamá. Esse modelo foi sucesso nos anos 20 e, atualmente, é produzido em várias cores.
No cinema, ele apareceu em filmes como: Casablanca e Indiana Jones.
Fica bem com roupas leves e fresquinhas, servindo como complemento para produções mais casuais.
Os Floppy são aqueles chapéus com grandes abas curvadas que, geralmente, costumam ser usados em looks praianos. Seu interior é maior para que se encaixe toda a cabeça e pode ser feito de tecidos maleáveis ou palha.
É sinônimo de riqueza e sofisticação, mas deve-se ter bastante cuidado ao usá-lo para não parecer perua demais!
O modelo foi tendência no verão 2010 e volta em 2011 com tudo. Lenços amarrados em torno da copa, macacões soltinhos, vestidos curtos ou longos, jeans e batas boho são o ideal.
A Boina é uma espécie de boné, só que bem mais chique. Geralmente é feita de lã, feltro, couro ou fibras acrílicas. Ela ajuda a dar aquele ar francesinho ao look quando puxada para um dos lados da cabeça. Super elegante!
Sua origem vem dos camponeses do País Basco e escoceses, mas foi no uso militar (durante a 2ª Guerra Mundial) que o acessório ganhou o mundo. Príncipe Charles e Che Guevara já usaram bastante.
Por ser mais utilizada no inverno, fica bem com botas de montaria, meias grossas com short jeans ou de linho, blazers, casacos pesados e calças jeans.
O Gorro é o acessório mais quentinho, tem formato bem redondo e sem abas. Pode ser feito de materiais mais molinhos, como: feltro, lã, crochê e tricô.
É muito utilizado no inverno, para proteger as orelhas e a cabeça do frio, e por isso, existem vários modelos. Uns cobrem completamente o rosto e pescoço, deixando apenas olhos e nariz de fora, outros podem ser amarrados abaixo do queixo, e nos países de frio intenso, podem até ser feitos de pele.
Este acessório é bastante informal, portanto, se a pessoa não for muito estilosa, pode parecer que está de pijama!
E aí, qual chapéu faz a sua cabeça?
Fotos: Reprodução.
0 comentários:
Postar um comentário